WWS

WWS

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Navios militares no porto da capital madeirense

Registos dos navios militares que recentemente fizeram escala no porto do Funchal, tirando proveito da disponibilidade de cais existente devido à calma no movimento de navios de cruzeiro que se tem verificado nos últimos dias.
Na passada Sexta-Feira, dia 20 de Novembro, chegou o navio oceanográfico da Marinha Real Britânica, HMS SCOTT (H131), para uma escala de dois dias no Funchal.
Encomendado aos estaleiros de Appledore em Devon (Reino Unido) e entregue em Outubro de 1996, o HMS SCOTT com 13,500 TAB e 131 metros de comprimento, é o maior navio do seu género no departamento hidrográfico da Marinha Britânica. Opera maioritariamente missões de carisma científico nas regiões polares, sendo que o seu nome é justamente uma homenagem ao ilustre explorador britânico, Robert Falcon Scott, que perdeu a vida durante uma campanha na Antárctida em 1912.
Já hoje atracou no molhe sul do porto o contra-torpedeiro USS BAINBRIDGE (DDG-96) da Marinha de Guerra dos E.U.A, uma das unidades da numerosa classe Arleigh Burke, contra-torpedeiros de última geração dotados de mísseis tele-guiados.
A classe conta já com mais de 50 unidades no activo, composta por diversas categorias de acordo com as actualizações que são feitas de tempo a tempo, o primeiro navio foi entregue em 1989 e actualmente a Marinha norte-americana tem ainda previsto receber mais unidades até atingir a construção nº 75, conforme estipulado no início do projecto.
No caso do USS BAINBRIDGE, é a unidade nº 46 desta classe construída em Bath Iron Works, um dos estaleiros norte-americanos designados para este projecto, tendo sido comissionada ao serviço em Novembro de 2005. Desde então tem tido o Mediterrâneo como principal área de operações, porém foi no Médio Oriente que ganhou notoriedade, ao ter sido destacada em Abril de 2009, juntamente com a fragata USS HALYBURTON e o navio de assalto anfíbio USS BOXER, para uma operação de resgate ao navio cargueiro norte-americano MAERSK ALABAMA, cuja tripulação tinha sido feita refém por piratas somali. Os raptores acabariam por reter o comandante do navio, Richard Philips, num bote salva-vidas e só depois de várias tentativas diplomáticas para resolver a situação, é que os fuzileiros da Marinha dos E.U.A que se encontravam a bordo do USS BAINBRIDGE, abateram a tiro os piratas que estavam no interior do bote, resgatando com vida o comandante. O acontecimento foi recentemente retratado no grande ecrã, no filme "Captain Philips" sendo que nas gravações foi um dos seus gémeos, o USS TRUXTON, que desempenhou o papel do BAINBRIDGE.
Entretanto largava hoje de manhã a fragata da Marinha de Guerra Portuguesa, NRP BARTOLOMEU DIAS (F333), de regresso à Base Naval do Alfeite em Lisboa, depois de ter desempenhado na última semana diversas funções no arquipélago da Madeira.
Na passada Terça-Feira transportou o Presidente da República, Cavaco Silva, do Funchal para o Caniçal, sendo que depois esteve envolvida no exercício Zarco 152, que decorreu em Porto Santo. Por fim recebeu a bordo na Sexta-Feira o Representante da República na R.A.M., Ireneu Barreto e algumas entidades ligadas à política regional para uma viagem até às Ilhas Selvagens, tendo regressado ao Funchal na madrugada de Domingo.
A NRP BARTOLOMEU DIAS foi a primeira de duas fragatas da classe Karel Doorman adquiridas à Marinha Holandesa, construída precisamente na Holanda no início da década de 90, e lançada originalmente como HNLMS VAN NES (F833). Encontra-se no activo pela Marinha Portuguesa desde 2009, dando o nome à sua classe, à qual se juntou mais tarde a NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA (F334), ex. HNLMS VAN GALEN (F834).
Não foi apenas a Portugal que a Marinha Holandesa vendeu unidades da classe Karel Doorman, também as Marinhas do Chile e Bélgica operam com fragatas deste projecto. Actualmente apenas a VAN AMSTEL e a VAN SPEIJK estão no activo com a bandeira da Holanda.
Fragata LOUISE-MARIE (F931), uma das duas unidades da classe Karel Doorman na Marinha Belga, fotografada no seu porto base de Zeebrugge - 02/09/2013
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário