WWS

WWS

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Estreia do HORIZON no Porto Santo e na Madeira

O navio de cruzeiros HORIZON, com bandeira na ilha de Malta e a operar maioritariamente para o mercado francês ao serviço da Croisières de France, fez no passado dia 5 de Abril a sua primeira escala com este nome no arquipélago da Madeira, ocasião inédita tendo em conta que a mesma aconteceu no porto de Porto Santo e não no Funchal como é mais habitual.
Em viagem posicional transatlântica oriundo do porto de Philipsburg, ilha de St. Maarten nas Caraíbas, chegou ao início da manhã largando o ferro a sudoeste do porto, permanecendo assim fundeado durante todo o tempo de escala.
Desde logo as baleeiras começaram a trazer os milhares de turistas que viajavam a bordo do HORIZON para terra, sendo que alguns partiram em excursões pela ilha enquanto outros preferiram conhecer o destino independentemente. De uma forma ou outra este trânsito veio a proporcionar um movimento fora do comum, especialmente no centro da Cidade Baleira, o que acaba por ser sempre benéfico para a economia local.
Depois de uma estadia de aproximadamente nove horas, o navio largou perto das 17h rumo a Gibraltar e a caminho do Mediterrâneo. A ilha dourada tem ainda uma escala prevista de um navio de cruzeiros este mês, do AMADEA da Phoenix Reisen, no próximo dia 24 de Abril.
O HORIZON começou a navegar em 1990 com este mesmo nome, tendo sido o primeiro navio encomendado de raiz pela Celebrity Cruises, que na altura ainda integrava o grupo grego da Chandris. À semelhança da unidade gémea entregue dois anos após, o ZENITH, o HORIZON foi construído pelos estaleiros alemães de Meyer Werft, e as linhas de ambos os paquetes serviram de inspiração às futuras gerações de navios da Celebrity, nomeadamente a classe Century e mais tarde a classe Millennium, esta última construída quando a companhia já pertencia ao grupo norte-americano Royal Caribbean.
Em 2006 foi transferido para a Island Cruises, o resultado de uma parceria entre a Royal Caribbean e o operador britânico First Choice, tendo sido renomeado de ISLAND STAR, nome que ostentou até 2009 e com o qual fez a sua escala inaugural no Funchal. Posteriormente integrou os espanhóis da Pullmantur onde operou primeiro como PACIFIC DREAM, por um curto período de tempo, voltando depois à sua designação original.
Finalmente em 2012 passou para a Croisières de France, subsidiária da Pullmantur, mantendo o nome e continuando assim a operar indirectamente para o grupo Royal Caribbean International.
HORIZON prestes a largar, é levantada a última baleeira e a plataforma de desembarque.
Navio a levantar o ferro e a largar rumo a Gibraltar.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário