WWS

WWS

terça-feira, 17 de maio de 2016

TRES HOMBRES - Um navio de carga amigo do ambiente

Fundeou na baía do Funchal na passada Quarta-Feira, dia 11 de Maio, o bergantim de dois matros TRES HOMBRES com bandeira no Vanuatu, registado em Port Vila.
Este navio tem a particularidade de ser o único no Mundo a transportar carga e movido somente à vela, não estando dotado de motores. Um conceito inovador proporcionado pela empresa Fairtransport, que promove uma linha comercial transatlântica entre a Europa, Caraíbas e América Central isenta de quaisquer emissões, utilizando apenas o vento como meio de propulsão, tendo a sustentabilidade do planeta como principal preocupação. De momento a companhia especializa-se no transporte de produtos tradicionais e orgânicos como o azeite, vinho e aguardente.
A Fairtransport foi fundada em 2007 por três holandeses, Andreas Lackner, Arjen van der Veen e Jorne Langelaan, que após terem viajado no veleiro EUROPA, viram o potencial que estes navios à vela têm em prol da preservação do meio ambiente. Nesse mesmo ano descobriram no porto holandês de Delft, aquele que seria o primeiro navio da empresa, lá imobilizado desde 1986, dando desde logo início a uma profunda remodelação e conversão de modo a estar apto para o transporte de carga. Um dos trabalhos principais foi, claro, a remoção do motor, dados os objectivos sustentáveis da companhia, que em 2009 iniciaram assim a sua actividade actual.
Os 3 fundadores ("Tres Hombres") da inovadora empresa de navegação Fairtransport. Imagem: Fairtransport.eu
O TRES HOMBRES já existe desde 1943, tendo sido construído em Swinemünde, Polónia, inicialmente como um cuter de pesca de nome SEEADLER a operar na baía de Kiel. Em 1979 passou a navegar em águas irlandesas no transporte de passageiros entre Rossaveel e as ilhas Aran, serviço que terminou em 1984.
Com 32 metros de comprimento e 6,40 metros de boca, tem capacidade para transportar até 35 toneladas de carga, sendo que para além disso pode acomodar também 10 aprendizes e uma guarnição de 5 elementos.
Consolidado o sucesso da operação do TRES HOMBRES, a Fairtransport pretende agora criar novas rotas, com planos para lançar duas novas embarcações semelhantes.
Nesta viagem até às Caraíbas, o bergantim partiu do porto francês de Douarnenez, e ainda fez escala na baía de Cascais antes de passar pela Madeira. Prosseguiu hoje de manhã rumo a La Palma, depois de ter sentido algumas dificuldades para largar, devido ao vento forte de sul.
Para mais informação sobre a referida empresa e do TRES HOMBRES visite a página da Fairtransport.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário