WWS

WWS

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Dia de São Vapor no Porto Santo

Tendo em conta as dimensões do porto de Porto Santo, não é de todo exagerado dizer que o mesmo registou um verdadeiro dia de São Vapor a 10 de Abril último, quando atracaram no cais sul (a principal infraestrutura destinada à atracação de grandes navios de passageiros), o ferry LOBO MARINHO com 112 metros de comprimento, habitual presença neste porto e ao qual se juntou o paquete norueguês MIDNATSOL, com cerca de 135 metros de comprido, em escala inaugural, ocupando os dois na totalidade o mencionado cais.

Mais tarde pelas 18:00, o LOBO MARINHO teve pela frente uma tarefa mais complicada que o usual, ao ter que passar ao lado do MIDNATSOL durante a manobra de saída rumo ao Funchal.
Chegou inclusive a requisitar os serviços do rebocador CTE. PASSOS GOUVEIA, que veio até estes lados auxiliar na largada do navio tanque maltês NIKE nessa mesma manhã. Porém ficou apenas de prevenção, pois o ferry português passou sem problemas a bombordo do paquete e a estibordo do cais norte perpendicular.
Agora o porto de Porto Santo só volta a verificar um dia de movimento semelhante a 19 de Maio próximo, com a escala prevista do paquete AMADEA dos alemães da Phoenix Reisen, que volta a visitar a "ilha dourada" permanecendo no fundeadouro, tal como se passou nas últimas vezes.
Para além destas duas escalas, o Porto Santo tem ainda mais três visitas de navios de cruzeiro até ao final do presente ano, uma delas do MIDNATSOL novamente, em Setembro, do BREMEN da Hapag-Lloyd em Outubro e em Novembro será a vez do BLACK WATCH da Fred. Olsen.
Um ano deveras positivo com mais duas escalas relativamente a 2016, e que irá anteceder um 2018 de excelentes números e histórico ao que apontam as previsões actuais, com um total de 12 paquetes previstos para o Porto Santo.

Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário