WWS

WWS

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Festa de paquetes no Funchal em mais uma Passagem de Ano

A noite de fim de ano na cidade do Funchal é, sem sombra de dúvidas, uma festa muito especial, considerada por muitos o auge das festividades do Natal madeirense e de todo o ano também. E para todos aqueles que gostam de ver e sentir os navios, fazendo disso uma paixão, o 31 de Dezembro torna-se ainda mais especial, pois neste dia a baía do Funchal é anfitriã de uma grande concentração de paquetes, que nos visitam propositadamente para receber o Ano Novo recheados de milhares de turistas, empolgados para ver, ou rever, o conceituado fogo de artifício da capital madeirense.
Na Passagem de Ano de 2018/2019, foram dez os navios de cruzeiro que escolheram o Funchal para dar as boas-vindas ao novo ano, os quais trouxeram no total cerca de 31 mil turistas, entre 25 mil passageiros e 6 mil tripulantes.
Pelas 7h00, ao chegar à Avenida do Mar, era possível avistar atracado no cais sul o AIDA NOVA, que havia chegado já umas horas antes, o primeiro a chegar para a Festa! E ali estava ele com toda a sua imponência, não fosse já o maior navio a atracar no nosso porto, a nível de TAB (183.000 TAB), estabelecendo também um novo recorde no que toca ao nº de passageiros em trânsito num fim de ano no Funchal, pois o mais recente navio da AIDA, e da indústria mundial dos cruzeiros, trouxe nesta escala 6.221 passageiros e 1.409 membros da tripulação.
Lá ao longe no horizonte, a Sul, avistavam-se quatro pequenos pontos luminosos, eram eles os navios QUEEN VICTORIA, COLUMBUS, VENTURA e BALMORAL, que oriundos das Canárias aproximavam-se pouco a pouco. Os dois primeiros procuravam as melhores posições para largar o ferro no quadrante leste da baía, e assim o fez o paquete da Cunard mais a oeste, em frente à praia da Barreirinha, e o navio da Cruise & Maritime Voyages mais a este, em frente ao Lazareto.
Pouco depois fazia a sua manobra o BALMORAL, que atracou no cais norte, seguido do VENTURA, que acostou no molhe da "pontinha" à proa do AIDA NOVA, ficando deste modo composto o porto do Funchal com estes cinco paquetes até ao final da tarde.
Só o tempo este ano não esteve a favor, nomeadamente as condições adversas do mar e os períodos de chuva torrencial, que causaram alguns transtornos sobretudo aos navios que fundearam, o QUEEN VICTORIA não conseguiu desembarcar quaisquer passageiros, por motivos de segurança no transbordo a terra via baleeiras, e o MARELLA DREAM adiou a sua chegada para as 18h, dita cuja que estava inicialmente prevista para as 10h, pelo que o navio iria também permanecer em fundeadouro até ao final do dia.
Assim sendo, o navio da Marella Cruises atracou de imediato no cais norte, após a saída do BALMORAL uma hora antes sensivelmente, o qual optou depois por dar uma volta a leste até à Ponta de São Lourenço, à semelhança do que tinha feito o ano passado, regressando mais tarde à baía.
Ao chegar a noite, que aos poucos ia ganhando cada vez mais tons de euforia, fazendo jus à reputação da grande Festa de fim de ano no Funchal, os restantes navios iam chegando também, posicionando-se ao largo nos melhores locais possíveis para ver o fogo de artifício, o MEIN SCHIFF 1 ficou próximo do QUEEN VICTORIA, aos quais juntaram-se mais tarde o ZENITH, BALMORAL e o AIDA NOVA, que pelas 22h30 largou para o fundeadouro. Já o seu colega mais pequeno, AIDA STELLA, posicionou-se a sul, atrás da "pontinha", e por fim o MARCO POLO fez a sua aproximação já após as 23h, depois de uma volta pela costa sudoeste da ilha, tendo sido o navio que mais longe da costa ficou. Dez navios de cruzeiros, mais um ferry, LOBO MARINHO, compunham então a frota que aguardava pelo novo ano em águas madeirenses.
A chuva que ia caindo ia deixando muitos num estado natural de preocupação, à medida que se aproximava 2019, mas nem mesmo isso impediu o início do tão aguardado espectáculo pirotécnico, que durante oito minutos encheu a cidade do Funchal com muita luz e cor, momentos quase indescritíveis, e que milhares provenientes dos vários cantos do Mundo, procuram presenciar "in loco".
No fim, ouvia-se os navios a apitar, sendo que a maioria dos quais seguiu logo viagem com destino aos portos seguintes, permanecendo para o dia 1 de Janeiro, o MARELLA DREAM, que continuou atracado no cais norte, o MEIN SCHIFF 1, que atracou de madrugada no lugar do VENTURA após a largada do mesmo, e o AIDA STELLA e MARCO POLO, que acostaram no início da manhã. Quem também esteve na baía de manhã a tentar fundear foi o ZENITH, depois de ter rumado a sul após o fogo, mas as condições de mar adverso persistiam, impedindo o normal transbordo de passageiros via baleeira, pelo que o mesmo acabaria por cancelar e seguir com destino a Agadir. Neste período, o navio da Pullmantur ainda realizou um desembarque médico.
Posto isto, chegava assim ao fim mais um dia especial de "São Paquete", um evento único no Mundo, pois não existe outro porto que reúna tamanha concentração de paquetes como a que se verifica todos anos a 31 de Dezembro na baía do Funchal.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário