WWS

WWS

segunda-feira, 16 de maio de 2016

LAGOA no Caniçal a substituir o MONTE BRASIL

O porta-contentores LAGOA da Transinsular, atracado no porto do Caniçal a 14 de Maio último, um navio pouco habitual por estes lados, que veio à Madeira substituir o MONTE BRASIL, que se encontra em reparações depois de uma avaria no leme.
Construído em 1997 nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, por encomenda da Mutualista Açoreana, foi originalmente lançado como AÇOR B, a operar viagens regulares entre Portugal e o arquipélago dos Açores. Em 2007 foi substituído pelo então novo CORVO e passou a navegar afretado à Transinsular, na linha Portugal-Cabo Verde-Guiné, juntando-se assim na frota ao gémeo SETE CIDADES. Apenas em Janeiro do ano seguinte é que foi renomeado de LAGOA, continuado a operar a mesma rota.
Das principais características, apresenta um porte de 5,003 toneladas e uma arqueação bruta de 3,981 toneladas, ostenta 100 metros de comprimento e 16 metros boca. Tem capacidade para transportar 375 contentores (Teus) e está dotado a bordo de duas gruas com 40 toneladas cada, o que possibilita a operações de descarga/carregamento de forma autónoma sem o apoio de equipamento nos portos.
Ostenta à popa a bandeira portuguesa, estando registado na Madeira pelo Registo Internacional de Navios (MAR).
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário