WWS

WWS

sábado, 6 de maio de 2017

O regresso do DEUTSCHLAND

Já há algum tempo que não fazia uma visita ao Funchal o DEUTSCHLAND, um paquete que podemos afirmar ser bastante sui-generis, tendo em conta o seu desenho único e chaminé alta localizada a meio navio, característica pouco comum de se observar actualmente.
Depois da sua última escala na Madeira em Outubro de 2012, também a última com as cores vermelhas da agora extinta Peter Deilmann Reederei, a 2 de Maio último o DEUTSCHLAND fez a sua primeira visita ao serviço do operador alemão Phoenix Reisen, num porto que até então o tinha recebido de forma algo frequente e desde Outubro de 1998, ano em que foi lançado.
Esta sua escala mais recente deu-se no decurso de um itinerário de 18 noites com início em Hamburgo e fim no porto de Bremerhaven, vocacionado às ilhas atlânticas de Canárias e Madeira, tendo igualmente incluído portos como Portsmouth (Reino Unido), Saint-Malo (França), Agadir (Marrocos), Lisboa e Leixões.
Construído em Howaltswerke Deutsche Werke (Kiel) por encomenda da Peter Deilmann, para operar no segmento dos cruzeiros de alto luxo ao lado do BERLIN de 1980, ostenta cerca de 22,490 mil TAB, 175 metros de comprimento por 23 metros de boca, está apto para receber sensivelmente 600 passageiros, servidos por uma tripulação de 240 elementos, e a sua velocidade média de serviço ronda os 20,5 nós.
DEUTSCHLAND no Funchal com a pintura original na chaminé a 7 de Maio de 2011.
Originalmente e durante muitos anos ostentou um porto de registo deveras inusitado, Neustadt in Holstein, cidade de mar alemã não muito usual de se ver na popa de navios. Hoje em dia passou para um porto de registo mais convencional, de Nassau (Bahamas).
Nesta fase as gravações da série "Das Traum Schiff", (versão alemã da famosa série "The Love Boat"), foram gravadas a bordo do DEUTSCHLAND, como era possível constatar pela pintura que ostentou na chaminé durante determinado tempo.
A um nível mais trágico, o acidente com o Concorde em Julho de 2000 teve um impacto marcante na história do DEUTSCHLAND, pois 96 dos passageiros que perderam a vida no desastre, seguiam de Paris para embarcar no navio em Nova Iorque, de modo a iniciar um grande cruzeiro via Canal do Panamá e Pacifico com destino a Sidney, onde serviu de residência oficial do comité da Alemanha nos Jogos Olímpicos desse ano, permanecendo atracado junto à Casa da Ópera para o efeito.
Atracado no Funchal a 16 de Setembro de 2012, com a pintura de chaminé que teve nos últimos anos a navegar pela Peter Deilmann.
Mais recentemente em 2015, e após a insolvência da Peter Deilmann, o navio foi adquirido pelos novos proprietários; Absolute Nevada LLC. registados em Las Vegas, e tem operado num regime de fretamento dual, sendo que nos meses de Inverno, entre Setembro e Maio, navega com o nome de WORLD ODYSSEY pela Semester at Sea, e nos restantes meses transita para a Phoenix Reisen como DEUTSCHLAND.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário