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terça-feira, 10 de novembro de 2015

Primeira escala do AEGEAN ODYSSEY no Funchal

É normalmente visto a navegar pelo Mediterrâneo Oriental, mas nos últimos dias o navio de cruzeiros AEGEAN ODYSSEY no âmbito de um cruzeiro especial à Europa Ocidental tem sido visto em portos onde é rara a sua presença, caso do Funchal onde fez a sua primeira escala, de dois dias, com este nome.
Na sua forma original, como navio ferry. Fonte: Alan Dumelow/Cruise Project
A existência deste navio de passageiros data de 1973, quando começou a operar como ferry de nome NARCIS. Foi construído na Roménia, nos estaleiros de Santierul Naval Galatz. Todavia em 1986, e em detrimento da venda à empresa grega Dolphin Hellas no ano anterior, o navio foi totalmente reconvertido e passou a estar vocacionado para a actividade de cruzeiros. Dava-se então o início da sua ligação com o Mar Egeu*, visto que foi também renomeado de AEGEAN DOLPHIN.
Postal do navio como AEGEAN DOLPHIN. Fonte: Simplon postcards
Com as cores da Golden Sun Cruises designado de AEGEAN I. Fonte: Simplon postcards
No final da década de 90 voltou a mudar de nome, desta vez para AEGEAN I, continuando a ser propriedade da Dolphin Hellas mas a operar fretado para companhias como a Renaissance Cruises, Epirotiki e Golden Sun Cruises, pela qual fez uma única escala no porto do Funchal em Novembro de 1999.
Em 2005 faziam-se planos para o navio integrar a frota da Louis Cruise Lines, o que não aconteceu devido a certos problemas legais, ficando entretanto o então AEGEAN I imobilizado.
Durante a remodelação mais recente na Grécia em 2009. Fonte: Ned Cruise
Finalmente em 2009 o navio foi adquirido pela empresa Aegean Experiences, que desde logo optou por realizar uma remodelação profunda na Grécia, nos estaleiros de Keratsini e Salaminas, que consistiu na remodelação dos espaços interiores e introdução de novos camarotes com varanda, e a nível exterior com a colocação de uma nova chaminé. Voltou a navegar no ano seguinte agora como AEGEAN ODYSSEY fretado ao operador britânico Voyages to Antiquity, cuja oferta baseia-se na descoberta das grandes civilizações clássicas, como é o exemplo da Grécia e Egipto, o que reflecte também na decoração interior do navio, inspirada nas culturas destes povos antigos.
É um navio que claramente não se enquadra na tendência actual do mercado de cruzeiros, das gigantes cidades flutuantes, mas que em contrapartida e graças a um porte muito mais reduzido os seus passageiros beneficiam a bordo de um ambiente intimista e de um serviço mais personalizado.
Das principais características técnicas apresenta 11,906 TAB, 140 metros de comprimento (sofreu um alongamento de 29 metros quando foi convertido de ferry para navio de cruzeiros) e está apto para receber cerca de 380 hóspedes servidos por uma tripulação de 190 elementos. A sua velocidade de serviço ronda os 17 nós e está registado no porto de La Valletta, ostentando efectivamente a bandeira de Malta.
*Aegean que em português significa Egeu.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
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