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terça-feira, 19 de abril de 2016

BOUDICCA e NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER em comum com a Noruega

Os navios BOUDICCA e NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER estiveram juntos no porto do Funchal no passado Sábado dia 16 de Abril. Apesar de aparentemente não terem muito em comum, para além do casco escuro, ambos partilham uma forte ligação com a Noruega.
BOUDICCA a chegar ao Funchal na manhã de 16 de Abril juntando-se ao NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER.
O NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER foi construído precisamente nesse país nórdico em 1982 pelos estaleiros Ulstein Hatlo em Ulsteinvik, por encomenda do operador norueguês Hurtigruten, tendo sido entregue como um navio misto de passageiros/carga de nome MIDNATSOL. Ficou a operar os tradicionais itinerários pela costa norueguesa até 2003, ano em que deixou a companhia para integrar um novo projecto no Canadá.
VESTERÅLEN da Hurtigruten em Geiranger, Noruega. Aspecto parecido ao N.G. EXPLORER ex. MIDNATSOL e LYNGEN antes de deixar a frota.
Porém o mesmo não teve sucesso e o navio acabou por voltar à Hurtigruten em 2005 adoptando um novo nome, LYNGEN, realizando no Inverno os habituais cruzeiros costeiros sendo que nos meses de Verão servia de hotel flutuante para os trabalhadores da planta de gás natural de Snohvit, permanecendo atracado em Hammerfest, no norte do país.
Em 2008 e após vários trabalhos de remodelação, o navio foi vendido à Lindblad Expeditions renomeado de NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER, derivado da parceria entre a Lindblad e a National Geographic Society, operando actualmente viagens de expedição com turistas nas zonas mais remotas e exóticas do planeta. Curiosamente o primeiro navio utilizado pela companhia fundada pelo explorador Lars-Eric Lindblad, pioneiro neste tipo de viagens de turismo, também se chamava EXPLORER tendo sido originalmente lançado como LINDBLAD EXPLORER em 1969. Perdeu-se por afundamento, próximo das ilhas Shetland do Sul em Novembro de 2007.
Quando ao BOUDICCA, não foi construído na Noruega mas próximo, em Wartsila Turku na Finlândia, por encomenda da antiga Royal Viking Line, companhia de gestão norueguesa e de grande prestígio na altura. Foi a última unidade de uma classe de três paquetes a ser entregue em 1973 como ROYAL VIKING SKY, considerado na época como um dos navios mais luxuosos do Mundo.
Posteriormente acabaria por passar por várias companhias mudando a sua designação diversas vezes, até em 2006 integrar a Fred. Olsen Cruise Line, companhia sediada em Ipswich, Reino Unido, mas de origem norueguesa, voltando assim o navio a estar intimamente ligado a esta nação escandinava.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
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