WWS

WWS

terça-feira, 11 de setembro de 2018

MEIN SCHIFF 1

O novo MEIN SCHIFF 1, da TUI Cruises, visto a largar do porto do Funchal ao final da tarde de 6 de Setembro de 2018, depois de ter realizado a sua escala inaugural na capital madeirense.
A mais recente aquisição da "joint-venture" entre os grupos Royal Caribbean e TUI AG, foi entregue ainda este ano após construção nos estaleiros finlandeses de Meyer Turku, e trata-se de uma evolução dos seus colegas anteriores (MEIN SCHIFF's 3/4/5/6), com 111,500 mil toneladas de arqueação bruta, 315 metros de comprimento, estando apto para receber até 3,132 mil passageiros na sua capacidade máxima, ou seja são 12,000 TAB, 21 metros e cerca de 630 passageiros a mais que as unidades anteriores.
Primeira escala do MEIN SCHIFF, antes de ter o (1) no nome, no porto do Funchal a 5 de Abril de 2010.
Este novo MEIN SCHIFF 1, veio a substituir o antigo CELEBRITY GALAXY na frota da TUI Cruises, precisamente o seu primeiro navio quando a companhia iniciou operações em 2009, na altura designado simplesmente de MEIN SCHIFF, sendo que pouco tempo depois adicionaram o (1) no nome, tendo em conta os planos de expansão da frota que então se previam.
O antigo MEIN SCHIFF 1 na sua última escala com este nome no Funchal, acompanhado pelos navios ARTANIA, AIDA STELLA, LOBO MARINHO e pelo iate SECRET - 7 de Abril de 2015.
O antigo MEIN SCHIFF 1 foi transferido este ano para a Marella Cruises, subsidiária britânica do grupo TUI, e renomeado MARELLA EXPLORER. O seu gémeo MEIN SCHIFF 2, ex. CELEBRITY MERCURY, irá também juntar-se à frota da Marella no próximo ano, como MARELLA EXPLORER 2, tendo em conta a entrada em serviço do novo MEIN SCHIFF 2, prevista para Março de 2019.
Voltando ao novo MEIN SCHIFF 1, a sua primeira escala em águas funchalenses aconteceu a semana passada no decurso de um cruzeiro posicional do Norte da Europa para as Canárias, região onde ficará baseado nos próximos meses de Inverno.
Voltou já ontem à noite ao Funchal na primeira escala da referida operação, a qual irá consistir, à semelhança dos anos anteriores, numa frequência de escalas de 15 em 15 dias, com chegada na noite de segunda-feira e largada ao início da tarde de quarta-feira. Operação esta que deve prolongar-se até Abril do próximo ano, incluindo 1 escala no dia de fim de ano.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.

domingo, 19 de agosto de 2018

VOLCAN DE TIJARAFE

Imagens referentes à escala do navio-ferry VOLCAN DE TIJARAFE, da Naviera Armas, no porto do Funchal no passado dia 13 de Agosto de 2018.
Como habitual, chegou pelas 8h00 oriundo de Santa Cruz de Tenerife, nas Canárias, e atracou após a largada do LOBO MARINHO. Partiu pontualmente pelas 10h30 rumo a Portimão.
O ferry VOLCAN DE TIJARAFE fez a sua primeira escala no Funchal há sensivelmente 10 anos, no dia 14 de Junho de 2008, não muito tempo depois de ter sido lançado à água em Vigo, e na sua primeira ligação regular até à costa algarvia, das muitas que se seguiriam posteriormente. Foi também a primeira vez, após um interregno com mais de 30 anos, que um navio viajava entre a Madeira e o Continente português num regime de ligações marítimas regulares.
O mesmo continuou a operar na linha Canárias-Madeira-Portimão quase ininterruptamente até 30 de Janeiro de 2012, pouco depois da Naviera Armas ter anunciado a rescisão da referida linha.
Agora, 6 anos depois, o navio-ferry de bandeira espanhola volta a navegar em águas portuguesas, no entanto desta vez apenas nos meses de Verão, entre 2 de Julho a 20 de Setembro, fretado à Empresa de Navegação Madeirense do Grupo Sousa.
Segundo as directrizes do contrato de concessão da linha, ao cargo do armador acima referido, o VOLCAN DE TIJARAFE deverá repetir esta operação até ao final do Verão de 2020.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária. 
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.