O PRINSENDAM chegou a Porto Santo oriundo do Funchal, tendo pelas 9h00 largado o ferro a oeste da principal infraestrutura portuária da ilha. Desde logo iniciaram-se as operações de desembarque e embarque de passageiros por baleeira de e para terra e as excelentes condições de mar e vento que se faziam sentir estiveram sempre a favor deste processo durante todo o tempo de escala do navio.
As baleeiras deixavam e recebiam os passageiros, maioritariamente de nacionalidade norte-americana, no cais sul do porto junto à marina, onde no inicio aguardavam os autocarros prontos para seguir em excursões pela ilha, bem como os táxis e os serviços regulares de transfere que durante o dia efectuaram viagens entre o porto e a cidade de Vila Baleira, a capital e localidade mais populosa de Porto Santo.
Posto isto, tanto as condições de tempo como os serviços de apoio local aos passageiros não podiam ter estado mais à altura para facultar uma permanência memorável neste destino, certamente novo para a maioria destes turistas.
![]() |
As baleeiras sempre num vaivém contínuo entre o navio e o posto de desembarque em terra |
Com 37,845 TAB, 204 metros de comprimento e capacidade para 766 hóspedes, o PRINSENDAM designado pela HAL como "Elegant Explorer" (Explorador Elegante), é o navio mais pequeno da frota, e por consequente o ideal para realizar escalas onde os grandes não chegam ou em portos onde fundear não é tão favorável, proporcionando assim aos passageiros destinos alternativos dos que as principais companhias vulgarmente oferecem. Para além disso e por possuir dimensões mais reduzidas apresenta um ambiente muito mais intimista, ao contrário do que se verifica nas grandes "cidades flutuantes", navios direccionados para cruzeiros em massa.
![]() |
Vistas do PRINSENDAM fundeado ao largo de Porto Santo |
O navio holandês, registado no porto de Roterdão, há semelhança de todos os seus "colegas" de frota permaneceu ao largo de Porto Santo até cerca das 17h30, largando então para uma viagem transatlântica rumo a Fort Lauderdale na Flórida. Após transitar o Ilhéu da Cal, a sudoeste da ilha, o navio prosseguiu a sua rota com destino ao porto norte-americano navegando ao largo da costa norte da ilha da Madeira.
A ilha de Porto Santo despediu-se assim do último navio de cruzeiros em 2015. Para o próximo ano, a ilha dourada deve receber apenas a visita do AMADEA, cuja escala está programada para dia 24 de Abril.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária.
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário