Estas duas unidades gémeas integram a classe Kingston da referida Marinha, um projecto que viu a construção de doze navios patrulha idênticos no final da década de 90. No caso do GOOSE BAY e SUMMERSIDE, foram comissionados em Julho de 1998 e 1999 respectivamente, após construção nos estaleiros de Halifax, porto que desde então tem servido de base a estes navios.
Das principais características técnicas, de referir que ambos ostentam uma arqueação bruta de 970 toneladas e de comprimento cerca de 55 metros. Dispõem também de um sistema de propulsão híbrido, partilhado entre dois motores eléctricos e quatro alternadores diesel, que lhes confere uma velocidade média de 15 nós.
A nível de armamento, estão dotados de uma peça Bofors de 40 mm, posicionada à proa e duas peças de calibre inferior colocadas junto à ponte de comando, a bombordo e estibordo.
![]() |
Os dois navios patrulha canadianos atracados de braço dado no porto do Funchal a 6 de Novembro |
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário