Estes navios militares contra-torpedeiros surgiram em finais do Séc. XIX, pela necessidade de defender outros navios mais lentos e inofensivos da ameaça dos navios torpedeiros, daí a origem da sua designação. Em inglês ficaram conhecidos como "torpedo boat destroyers" sendo que hoje em dia são simplesmente chamados de "destroyers".
Apesar da ameaça dos navios torpedeiros não ser tanto uma constante hoje em dia, estas autênticas máquinas de guerra que são os contra-torpedeiros mantêm actualmente as mesmas funções que os seus antepassados, embora a um nível muito superior no que toca a sistemas de informação e armamento.
Peça de 127 mm na proa do navio |
Sistemas de lança torpedos Mark 32 |
Sistema Phalanx CIWS de 20 mm à popa |
O USS THE SULLIVANS possui ainda um heliporto à popa, apto para receber helicópteros Sikorsky SH-60 Seahawk, cuja operação é fundamental para o combate anti-submarino. Sendo o THE SULLIVANS um contra-torpedeiro Arleigh Burke de geração "Flight I", o mesmo não está dotado de um hangar para armazenar helicópteros, o mesmo só foi complementado a partir da geração "Flight II".
Não deixa ser curioso de constatar que apesar destes contra-torpedeiros, e outros navios militares em geral, possuírem uma excelente manobrabilidade em navegação, são muito limitados a nível de manobras em porto. No Funchal requisitam quase sempre o apoio de dois rebocadores para atracar e desatracar, como documentam as imagens.
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária.
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário