O QUINAM resulta de um contrato de quatro anos que o Governo de Trindade e Tobago assinou com os estaleiros Damen para a construção de 12 navios, com o principal objectivo de assegurar e melhorar a segurança marítima daquele país.
O projecto inclui três classes distintas, uma delas baseada em quatro navios patrulha idênticos, à qual pertence o QUINAM, destinados ao patrulhamento em águas costeiras bem como a possíveis operações em toda a Zona Exclusiva Económica de Trindade e Tobago.
Como principais características apresentam 51 metros de comprimento por 9 metros de largura e estão aptos para atingir 28 nós de velocidade, beneficiando de um desenho inovador de proa (Sea-Axe) que proporciona uma maior estabilidade, sobretudo em condições de mar adverso. A nível de equipamentos possui um avançado sistema de vigilância e está dotado a bordo de uma pequena embarcação de 11 metros e um semi-rígido para desembarques rápidos.
Já o ano passado uma das unidades gémeas do QUINAM, o TSS SPEYSIDE fez escala no porto do Funchal numa viagem semelhante.
![]() |
As escalas do TSS SPEYSIDE e TSS QUINAM marcadas para a prosperidade no porto do Funchal. |
Fotografias da autoria de João Abreu, salvo referência contrária.
Estimamos o envio de comentários identificados aos artigos, mas note que não serão aprovados comentários que possam ser considerados de carácter inapropriado ou ofensivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário